quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Fase - 3 aos 4 anos

Eu ando louca na internet pesquisando tudo sobre essa nova fase da minha filha, a fase anal. É fato que ela já havia entrado nessa fase há um tempo. Mas agora deu pra segurar as fezes e não consegue dar o famoso "tchau". Freud explica! Se você tem uma criança nessa idade, prepare-se para passar por isso, fale com sua pediatra.

Li a matéria abaixo no IG

"A criança entra na fase anal ao descobrir as fezes e naturalmente tende a interpretar que é uma parte sua que está se esvaindo. E pior, uma parte feia, suja e com um cheiro insuportável. A situação se agrava ao perceber que as pessoas mudam de postura quando suja as fraudas, passando de um anjo cheiroso para um anjo fedido. É comum a criança nesta época tentar controlar o esfíncter para nunca mais fazer cocô. É bom ensinar a criança que outras pessoas também fazem cocô e que não há nenhuma vergonha nisso. Um bloqueio na fase anal leva o indivíduo a ser controlado demais, muitas vezes abominando tudo que seja ruim na vida e tentando ser perfeito e impecável, como se fosse o único no mundo que não defecasse. É bom lembrar que o vocabulário de uma criança de dois anos é muito pequeno e que não adianta o adulto recitar um complexo discurso sobre qualquer assunto que o bebê não vai ser capaz de entender, pois a linguagem da criança é a mímica. Ela não ouve o que dizemos, mas repete tudo o que fazemos.
A relação entre o sujo e o limpo, bom e mau, é desenvolvida nessa época. Quanto mais nojo a criança tiver do cocô, mais obcecada por limpeza ela será quando adulta. E quanto mais naturalidade ela tiver, menos preocupação com limpeza terá, podendo tornar-se uma pessoa desleixada e preguiçosa. Caberá aos pais nivelar estes conceitos."

Nenhum comentário: